29 de abr. de 2015

Resenha Crítica do Livro Morte Súbita, de J.K. Rowling


No dia do aniversário de casamento de Mary e Bary Fairbrother algo inesperado acontece: Barry morre subitamente no estacionamento do restaurante onde iriam comemorar mais um ano casados, e calma, não é spoiler! É a partir desse ponto J. K. Rowling começa a nos mostrar a história de 7 famílias do vilarejo fictício "Pagford". Vamos descobrir como cada pessoa do vilarejo receberá a notícia dessa morte, já que o falecido era um dos membros do conselho do vilarejo e portanto era conhecido pela maioria. Será que isso afetará de alguma forma as suas vidas? E se sim, por quê?


A forma como J. K. nos mostra cada história aos poucos e individualmente é fundamental para que o livro se torne tão envolvente a cada página. É sensacional o modo como cada trama está ligada a outra. Começamos então a perceber que esse vilarejo aparentemente pacato, na verdade mantém muita coisa escondida "debaixo dos panos". Há uma uma guerra entre as classes sociais que se acirra ainda mais quando começam as especulações sobre quem será o substituto de Barry Fairbrother no conselho do vilarejo. Será que Barry era o único morador com um "bom caráter"?

Os personagens são muito bem construídos e te fazem querer saber cada vez mais sobre suas vidas e a razão de seus atos. Em especial, posso destacar a personagem Kristal Weedon que me prendeu desde o momento em que apareceu no livro. Ela foi muito bem construída e tem uma história comovente, o que talvez justifique a maioria de seus atos talvez desesperados.

É importante lembrar: Essa não é uma história feliz e nem se propõe a isso. É uma história sobre realidade, sobre caráter, comportamento, tudo sem censura, por exemplo: consumo de drogas, sexo, palavrões, etc. Então não reclame se surpreender com alguma dessas coisas, afinal, esse é um livro adulto. Esse não é um livro de leitura rápida, é necessário atentar-se aos detalhes e aos nomes dos personagens (são muitos). Então eu aconselho a ler em um momento mais tranquilo em que você possa aproveitar melhor a leitura.


Opinião Final

Eu adorei o livro! Uma história envolvente, cheia de personagens interessantes e bem construídos. J. K. Rowling pode mostrar que Harry Potter não foi um golpe de sorte e ela é sim uma autora totalmente competente e que tem muito a oferecer para a literatura mundial. Eu indico muito a leitura pra quem é fã da J. K., pra quem não é, pra quem gosta de uma "novela literária", enfim... Leiam Morte Súbita!

#ficaadica

Se você já leu o livro ou tem vontade de ler,
conta aqui pra gente o que achou ou quais são suas expectativas!


Imagens por: Luis Fernando de Sá

Nenhum comentário: